sexta-feira, 6 de julho de 2012



Don Quixote

Don Quixote é um ballet originalmente encenado em quatro actos e oito cenas, com base em um episódio tirado do famoso romance de Don Quixote de la Mancha por Miguel de Cervantes . Ele foi originalmente coreografado por Marius Petipa a música de Ludwig Minkus e foi apresentado pela primeira vez pelo Ballet do Teatro Imperial Bolshoi de Moscou, Rússia em 26 de dezembro  [ OS 14 de dezembro]  de 1869. Petipa e Minkus revisto o ballet em uma edição muito mais ampliada e elaborada em cinco atos e onze cenas para o Ballet Imperial , apresentado pela primeira vez em 21 de Novembro  [ OS 09 de novembro]  1871 no Bolshoi imperial Kamenny Theatre de St. Petersburg .
Todas as produções modernas da Petipa / Minkus balé são derivados da versão encenada por Alexander Gorsky para o Teatro Bolshoi de Moscou em 1900, uma produção do Mestre Ballet encenado para o Ballet Imperial de São Petersburgo em 1902.

Personagens -


Bachelor of Arts Sansão Carrasco

Antonina

Don Quixote


Sancho Pança

Lorenzo, um estalajadeiro

Kitri, sua filha

Basílio, um barbeiro, apaixonado por Kitri

Um Chefe Cigano

Graziosi, sua filha

Dulcinea

Gamache, prometida para casar com Kitri

Aldeões, toureiros, ciganos, fadas, gnomos, Dríades.

Prólogo


Bacharel Sanson Carrasco é visto cobrindo uma estante de livros com papel de parede, enquanto Antonina está colocando uma armadura enferrujada e um capacete feito de papelão em um armário.
Don Quixote de la Mancha entra, lendo um livro. Ele vai até a estante e, não encontrando, acredita que foi roubada pelos magos do mal. Então, ele se acomoda em uma poltrona e continua lendo. Ele se deleita em histórias de bravos cavaleiros, gigantes fabulosos e outras criaturas fantásticas. Mas a maioria de todos os sonhos D. Quixote de sua Dulcinéia amada, uma mulher que ele acredita ser tão amável e nobre que ela deve ser a divindade. Aos poucos, ele balança a cabeça e adormece a sonhar com as suas aventuras românticas. A escuridão cai.
De repente, seu servo, Sancho Pança, sobe apressadamente pela janela. Em busca são várias mulheres enfurecidas do mercado de quem tem levantado pão e uma galinha. Despertado pela comoção, Don Quixote envia as mulheres de distância.
Don Quixote Sancho diz que ele está determinado a buscar aventuras como cavaleiro andante, o tempo todo em busca de sua Dulcinéia amada. Ele mostra-lhe o capacete de papelão, que, com uma varredura de sua espada, torna-se uma massa disforme no chão. Antonina sugere que ele deve usar uma bacia em vez disso, o que tornaria um capacete esplêndido. Don Quixote entusiasticamente concorda e, colocando-o na cabeça, as ordens de Sancho para trazê-lo de sua armadura espada e lança, e fazer seu cavalo pronto, Rocinante.

Ato I

A praça em Barcelona
Kitri, a filha do vendeiro, rouba para fora de sua casa para encontrá-la amado, o barbeiro Basílio. Seu pai, Lorenzo, vê os amantes e envia Basilio longe, trazendo Kitri às lágrimas.
Agora vem o rico nobre Gamache, que, também no amor com Kitri, vai para Lorenzo e pede a mão de sua filha. O estalajadeiro aceita com prazer, mas Kitri, horrorizados com o pensamento de casamento do nobre foppish, foge.
Dança começa na praça e alguns toureiros tentar seqüestrar as meninas imaginam, mas seus parentes e amantes apresso-me a sua ajuda. Neste momento, Don Quixote chega montado em Rocinante, seguido por Sancho, que está montado num jumento. Ao comando de seu mestre Sancho soa a buzina enferrujada, fazendo com que os habitantes da cidade para cobrir seus ouvidos.
Lorenzo fica sem sua pousada, e Don Quixote, levando-o para o senhor de um castelo famoso, desmonta Rocinante e, caindo de joelhos, pede permissão para servi-lo. Charmed, Lorenzo convida o cavaleiro se sentar em sua varanda.
Sancho permanece na praça onde ele está cercado por meninas que o induzem ao participar de um jogo de blefe cego . Então alguns meninos trazer um cobertor em que eles colocam Sancho e prossiga para atirá-lo no ar. Don Quixote corre em seu auxílio e define-o livre.
Os camponeses se reúnem nos currículos quadrados e dança. Retornos e Kitri, notando-la, Don Quixote aclama como sua Dulcinéia, a quem magos malignos têm reduzido à forma humana. Tornando-se com ciúmes de sua afeição por Basilio, Dom Quixote tenta conquistá-la através da parceria-la em um minueto. Lorenzo repreende Kitri para prosseguir com Basílio. Kitri e Basílio, em seguida, fugir, e Lorenzo e Gamache segui-los. Don Quixote Sancho ordens para trazer Rocinante, para que ele possa também saiu em perseguição.

Ato II

Cena 1 - O interior de uma pousada

Kitri entra com Basílio e junta-se aqueles que estão dançando. No auge da alegria, Lorenzo e Gamache chegar, seguido de Don Quixote e Sancho. Ao ver sua filha, Lorenzo decide dar a sua bênção para sua união com o Gamache nobre. Basilio torna-se irritado e, repreendendo Kitri por sua infidelidade, desenha uma espada e apunhala a si mesmo. Como ele está morrendo, ele pede Lorenzo se unir a ele para Kitri, mas Lorenzo e Gamache recusar.
Don Quixote aproxima Gamache e desafia-o para um duelo por ter se recusado desejo de um moribundo. Gamache se recusa a lutar e os foliões expulsá-lo da pousada. Com pena, Lorenzo concorda em unir Basílio e Kitri. Neste momento, Basílio retira a espada e diz a todos que era uma piada.

Cena 2 - Um acampamento de ciganos, entre os moinhos de vento fora da aldeia

Um palhaço é visto andando com Graziosa, a filha do chefe cigano. A cigana diz a chefe da abordagem de Don Quixote. O chefe planeja um truque para seu benefício e, colocando uma coroa manto, senta-se como se ele fosse um rei em um trono. Don Quixote é enganado e se ajoelha ao chefe em homenagem. As propostas principais que ele se sentar ao lado dele e ordens de um festival a ser dado em sua honra. Isso começa com danças ciganas e é seguido por uma apresentação de teatro de marionetes.
Don Quixote está encantado com o entretenimento, mas, confundindo a heroína de sua Dulcinéia e as marionetes de soldados atacando ela, ele sobe para assaltá-los. Os ciganos estão aterrorizados. Neste momento o palhaço e Graziosa fugir.
Lavado com a vitória, o cavaleiro se ajoelha e dá graças a céu. Vendo a lua, ele leva para sua Dulcinéia e tenta chegar até ela. Quando ele se aproxima dos moinhos de vento, ele pode ver a lua já não pensa e que os magos do mal encobrem o seu amante amado.Assim, lança na mão, ele se inclina nas asas do moinho de vento, que confunde com um gigante. Infelizmente, o cavaleiro é pego por uma das asas e atirou para o ar. Ele cai inconsciente no pé de Sancho.

Ato III

Cena 1 - Uma floresta

Através das árvores aparece Sancho Rocinante levando, sobre a qual repousa o ferido Don Quixote. O servo eleva seu mestre para baixo e coloca-lo na grama, para que ele possa descansar. Em seguida, amarrar o cavalo, ele vai dormir. Don Quixote também tenta dormir, mas é atormentada por sonhos fantásticos.

Cena 2 - O jardim encantado de Dulcinea

As fadas aparecem rodeados por gnomos, e Don Quixote encontra-se vestido em armadura brilhante. Em seguida, vem uma sucessão de terríveis monstros, sendo o último uma aranha gigante, que gira uma teia. O cavaleiro ataca a aranha, que ele corta ao meio com sua espada. Naquele mesmo momento a teia de aranha desaparece para revelar um belo jardim. Na entrada fica Dulcinéia, cercado por Dríades. Don Quixote se ajoelha diante de sua amada. Neste momento, tudo desaparece.

Ato IV

Cena 1 - Motivos O duque de caça

O som das buzinas de caça e é ouvido através da compensação aparece o Duke e sua comitiva. Ele desperta Don Quixote, que cai de joelhos em homenagem. O Duque convida o cavaleiro a acompanhá-lo ao seu castelo para uma festa .

Cena 2 - Castelo do Duque

É fiesta tempo. Dom Quixote vê a dança com o duque ea duquesa. De repente, o Cavaleiro da Lua de Prata o desafia para um duelo, o que resulta em sendo este último vencido.
O cavaleiro vitorioso prova ser outro senão Bacharel Sanson Carrasco, que obriga Don Quixote de voto que ele não vai desembainhar sua espada por um ano inteiro. O cavaleiro triste, fiel ao seu voto, pega a sua engrenagem guerreira e, seguido por Sancho, estabelece para casa.

Nota:

Embora muitos dos incidentes no romance de Cervantes, foram usados ​​no libreto original do balé, vários deles são muitas vezes omitidos em produções modernas, simplificando assim o enredo. Muitas vezes, em produções modernas, Don Quixote não esmagar o seu capacete de papelão, mas estabelece com a bacia de barbear desde o início. Nem ele assistir a um show de marionetes e demolir as marionetes, e arremesso de Sancho no cobertor agora também é freqüentemente omitido, como é o duelo com o Cavaleiro da Lua de Prata. Em ambos Nureyev e produções de Baryshnikov, Sanson Carrasco e Antonina não aparecem em tudo - Quixote e Sancho simplesmente cavalgar depois de Kirti e Basílio, agora casada, realizar o seu pas de deux , como parte da celebração do casamento, e as extremidades de balé. No entanto, a seqüência de moinho de vento nunca é omitido em produções do ballet, embora em ambos os Nureyev e Baryshnikov as produções, que acontece antes do casamento, não depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário